segunda-feira, 15 de junho de 2009

TRABALHO DE HISTÓRIA - 8º ANO

Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma revolta separatista abortada pelo governo português em 1989, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil Colônia, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português.

O grupo, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira. A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país. Sobre a questão da escravidão, o grupo não possuía uma posição definida. Estes inconfidentes chegaram a definir até mesmo uma nova bandeira para o Brasil. Ela seria composta por um triangulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim : Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que Tardia).


Alunos: Hiago, Victória, José Milton, Edmarley, Andressa, Roberto e Leonardo.


Conjuração Baiana
A Conjuração Baiana, também denominada como Revolta dos Alfaiates (uma vez que seus líderes exerciam este ofício), foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no ocaso do século XVIII, na então Capitania da Bahia, no Brasil. Diferentemente da Inconfidência Mineira (1789), se reveste de caráter popular.


Os revoltosos pregavam a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário (onde as pessoas fossem vistas de acordo com a capacidade e merecimento individuais), além da instalação de uma República na Bahia e da liberdade de comércio e o aumento dos salários dos soldados. Tais idéias eram divulgadas sobretudo pelos escritos do soldado Luiz Gonzaga das Virgens e panfletos de Cipriano Barata, médico e filósofo.

Um desses panfletos declarava:
"Animai-vos Povo baiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos: o tempo em que todos seremos iguais." (in: RUY, Afonso. A primeira revolução social do Brasil. p. 68.)

Alunos: Emilly, Talita, Tawana, Mateus, João Vitor e Lucas
Porfessora: Érika Mendes

Dia da Ecologia e do Meio Ambiente - 05 de junho


CARTA AO INQUILINO

Senhor morador,

Gostaria de informar que o contrato de aluguel que acordamos há milhões de anos está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:

* Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta! Como você gasta tanto?
* Antes eu fornecia água em abundância, hoje não disponho mais desta quantidade. Precisamos renegociar o uso.
* Por que alguns na casa comem o suficiente e outros estão morrendo de fome se o quintal é tão grande?
* Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O Sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantá-las novamente!
* Todos os bichos e as plantas do meu imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais e não os encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam...
* Precisam verificar que cores estranhas estão no céu! Não vejo o azul.
* Por falar em lixo, que sujeira, heim? Encontrei objetos estranhos pelo caminho! Isopor, pneus, plásticos...
* Não vi os peixes que moravam nos mares, rios e lagos. Vocês pescaram todos? Onde estão?

Bom... é hora de conversarmos. Preciso saber se você ainda quer morar aqui. Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato?

Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite. Você pode mudar?

Aguardo respostas e atitudes.

Sua casa,a TERRA.


Fonte: JB Ecológico/ junho 2002. Arte: Son Salvador