quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

UM LIVRO NA MÃO, MIL IDEIAS NA CABEÇA!



"...ler é adentrar outros mundos possíveis. É questionar a realidade para compreendê-la melhor, é distanciar-se do texto e assumir uma postura crítica frente ao que de fato se diz e ao que se quer dizer, é assumir a cidadania no mundo da cultura escrita".

Através da leitura é possível enriquecer o vocabulário, escrever melhor, desenvolver o senso crítico além de conhecer lugares e novas culturas sem precisar, se quer, sair do lugar.

A leitura "bem feita" é um exercício interior capaz de colocar em ação os sentimentos, a imaginação, a memória; é capaz de envolver o leitor em um mundo desconhecido e aproximá-lo daquilo que, com os olhos, não se pode ver.Infelizmente, o hábito da leitura ainda é algo distante da realidade de muitos, ela é vista como algo que exige sacrifício, o que na maioria das vezes, se dá em virtude da maneira com que a leitura foi apresentada à criança no início de sua vida escolar.

Assim, para muitos, produzir textos e interpretá-los acaba se tornando um desafio que não se tem certeza se será vencido.Enfatizo nesta reflexão a necessidade de aguçar e cultuar em nossos alunos o hábito da leitura. Para isso, é importante criar métodos inovadores que apresentem a leitura de maneira atraente e convidativa pois, além da leitura auxiliar no processo de desenvolvimento da criticidade, capacidade de interpretação, oralidade, argumentação, ela também proporciona momentos de prazer, afinal, quem lê viaja...

CARNAVAL DO NEP...


Desfilando e brincando os alunos do NEP arrasaram...