quinta-feira, 29 de agosto de 2013

VISÃO DOS ALUNOS - GRÃO MOGOL



RELATÓRIA GRÃO MOGOL

                   Sol, calor e poeira... Era assim que começava uma bela viagem proposta através do NEP e da Professora Suzerlei. Com um jeito meio amedrontado e de pouca curiosidade seguimos para a cidade histórica.
                   Particularmente, não gostando de cultura, fantasias, imaginações e história, pensei que não me atrairia aquele lugar. Mas, foi totalmente diferente, todo aquele conteúdo me pareceu mágico, cheio de paz e serenidade. Descobria a cada visita a lugares tombados que o seu passado não tão sereno quanto observávamos.
                   Grão Mogol já foi uma cidade de pouca luz, muitos sofrimentos e pesadelos, onde nada era justo e igualitário.
                   Portanto indiquei e indico esta cidade abençoada, para que visitem e conheçam cada detalhe e aprenda assim como eu aprendi gostar.

                                                        Natália Meline
                                                        3º ano do Ensino Médio








GRÃO MOGOL, VIAGEM DO NEP

                   No dia treze de agosto, foi realizada a viagem do NEP à cidade de Grão Mogol em Minas Gerais. Assim que chegamos à cidade já observamos uma arquitetura antiga, com calçamento de pedra e casas antigas, sendo de uma época de barões e escravos, senzalas e casarões.
                   As igrejas e praças são também construídas por escravos, projetadas seguindo as tradições comuns daquela época, o que embelezou a cidade, numa linda arquitetura barroca.
                   Os casarões de grandes homens ainda preservados observa-se beiras, eiras e treiras, o que de acordo com o conteúdo estudado em Literatura, representava as casa ricas.
                   Contrastando com os casarões, a senzala é uma estrutura simples feita de pedras num espaço pequeno e completamente sem ventilação, retratando o sofrimento e a desigualdade.
                   No Presépio Mãos de Deus em espaço aberto, observa-se as peças em esculpidas em pedra sabão e cimento em tamanho natural fazendo uma linda combinação com a natureza.
                                                                 
                                                        Isadora Ribeiro
                                                        1º ano do Ensino Médio








VIAGEM À GRÃO MOGOL

                   Marcada por muitas aventuras e descobertas, foi de extrema importância na viagem o conhecimento e o aprendizado sobre os monumentos históricos como a igreja, a capela e a casa da cultura, locais que fazem jus a fama, seja nos traços arquitetônicos, como artísticos, no período de exploração do diamante.
                   Outra importante observação sobre o Presépio Mãos de Deus, onde se nota a religiosidade representada, a partir de um projeto próprio.
                   Por fim valeu à pena a viagem a Grão Mogol, seja no conhecimento ou na diversão; a cidade e a sua volta podem ser consideradas patrimônios brasileiros.

                                               Breno Leonardo
                                               2º ano do Ensino Médio