terça-feira, 9 de agosto de 2011

Textos que estão participando do Concurso "Ler é preciso" - Ecofuturo


O Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso incentiva o hábito da leitura e expressão autoral através da escrita. Os participantes interagem com os temas escolhidos a cada edição, acessando conteúdos e bibliografia especialmente selecionados. Os autores dos melhores textos são reconhecidos durante evento cultural em São Paulo e com a publicação de obra coletiva, distribuída a todos os participantes. Realizado via web e com abrangência nacional, é aberto às escolas públicas e particulares de todos os níveis da educação, ONGs e bibliotecas.

A arte de bem viver
Aluna: Ianná Luana Frietas de Almeida - 9º ano
O que é a vida? Como viver bem? A resposta é simples e cristalina: saúde, diversão, educação, é o sol que nos ilumina, é a terra que produz de forma exuberante, reconfortante e sagrada.
Cuidar da vida é algo que não se faz só, mas bem acompanhado de pessoas, de conhecimento e inspiração. É preciso expandir o pensamento e os sentimentos para além das fronteiras da burocracia, da formalidade, dos hábitos viciosos e do comodismo. Devemos agir a favor do que queremos, e não contra o indesejado, pois na paisagem seca, um simples arbusto faz a diferença.
É importante educar-nos relativamente à alimentação e praticar exercícios físicos, já que ninguém vive só de prazeres.
A forma de viver nos últimos séculos, marcados pelo capitalismo, revolução industrial e socialismo, delineou-se nas malhas do progresso, entretanto, não significa que a arte de bem viver acompanhe o calendário. Nossa fé em uma sociedade melhor, nossos valores, nossos cuidados e nosso amor permanecem indiferentes aos problemas que o desenvolvimento econômico e tecnológico não resolvem.
 Há um grito de mudanças mais profundas, pelo menos, no mundo que nos cerca, pois existem ações urgentes a serem realizadas: uso racional da água, combate à poluição, equilíbrio alimentar, exercícios corporais, mentais e espirituais, sem nos esquecermos da melhor parte: cantar, pular,superar, dançar, abraçar, sorrir e contagiar a todos com alegria.Afinal, antes de cuidar da vida, temos que aprender a viver, e isso, só o tempo ensina. Por enquanto, vamos valorizar o instante, a experiência do agora e agir como forças singulares que somos. 

Vamos cuidar da vida
Aluna: Isadora Ribeiro Martins - 8º ano 

         Não era uma data especial, era um dia como outro qualquer, quando ganhei um presente diferente. Era uma caixa enorme e brilhante que dizia: “ABRA COM CAUTELA”. Não sabia o que era, mas sabia que devia abrir o mais rápido possível.

         A alegria aumentava a cada pedacinho de papel que rasgava para abrir a caixa. Ao abri-la completamente, fiquei muito surpresa! No seu interior estava simplesmente um papel com uma pequena e mais forte palavra: VIDA! _ Escrita com letras enormes.

         Não tinha um manual de instruções, ou bula, ou qualquer informação de como usar este presente. Havia somente uma recomendação com letras menores e grifadas: Cuide bem!

         Fiquei ali sentada, com a palavra na mão pensando e olhando para aquela caixa enorme. No silêncio do meu quarto, (somente ao som dos pássaros que cantavam na janela), várias coisas foram aparecendo na minha mente. _ Um sorriso de uma criança, a beleza da natureza, uma brincadeira com os colegas da escola, o barulho da água e dos pássaros...

         Num repente percebi que cuidar da vida é aproveitar, é preservar, é apreciar a beleza do luar, olhar a perfeição do mar e a dança das ondas, é observar uma borboleta a voar, é saber o quanto a natureza é importante para nós e preservarmos.

         A partir daí descobri que Deus presenteou a cada um de nós com o maior presente: a vida. Que este bem maior deve ser cuidado diariamente, apreciado cada segundo do nosso dia. Valorizando e respeitando a nossa vida e a vida do próximo e agindo assim, o mundo vai melhorar. Então viva bem!



“Vamos cuidar da vida!”
Aluna: Isabella Oliveira Rodrigues – 6ºano

VIVER É PRECISO
         A vida é um maravilhoso complexo de possibilidades. Algumas vezes, nós nos vemos em situações que não imaginávamos vivenciar um dia, ou até imaginávamos, mas não do modo que realmente vivenciamos. Amores, sorrisos, momentos de tristeza, de alegria, momentos em que devemos tomar decisões difíceis de escolher entre uma coisa ou outra.
         Arrependimentos podem surgir. É natural. Sentir vontade de fazer certas coisas e não fazer é um erro, não há problema em arrepender-se depois, porém o pior é saber que em determinado momento você poderia ter feito algo, e não fez. Muitas surpresas esperam-nos todos os dias. Isso faz parte da vida. Viver cada momento diferente é que torna a vida tão boa.
         Para vivermos a vida de modo mais satisfatório, vamos cuidar da nossa família que é o bem mais precioso. A partir disso, estaremos formando laços para termos um mundo melhor e tranqüilo para viver. Vamos também plantar árvores e caminhar mais. O planeta agradecerá e o seu corpo também.
         Agradeço a Deus por todos os dias de minha vida e pela vida de todos os seres-humanos. Todos nós temos e devemos cuidar do melhor presente que temos. Viver é uma incrível chance que nos foi dada e aproveitar ao máximo e com responsabilidade é a forma mais bela de agradecer por esse presente. Cuidar da vida, preservar o planeta e conservar os amigos é o caminho para respeitar todas as pessoas que habitam o nosso planeta.


Viver é cuidar da vida
Aluna: Brenda Mendes - 9º ano

            Vida – bem mais precioso deixado por Deus! Viver é saber aproveitar cada momento  cuidando, preservando, amando... atentos a pequenos gestos capazes de promover dias melhores e pessoas mais felizes.

            A situação atual do nosso planeta não condiz com o modelo ideal. Há pessoas que só se preocupam com o fugaz, consigo mesmas! Esquecem-se de que existem outros seres, outras espécies, outras vidas, que sempre compartilham nossa experiências e ressentem das atitudes impensadas de humanos ambiciosos e mal educados.

            Fico pensando em queimadas. “Quanta violência?!” _Será que são acidentais? Mesmo?!? Preocupante! Precisamos todos nos educar e viver bem!

            As conseqüências já estão se fazendo sentir: queimadas, como o efeito estufa, aquecimento global, poluição, novas doenças, fenômenos naturais catastróficos (como o que houve no Japão, recentemente). Isso tudo é um aviso da natureza. Se não cuidarmos da vida, podemos sofrer drásticas conseqüências e perder o nosso bem mais precioso.

            Por outro lado, se cada um fizer a sua parte, teremos uma vida melhor, para nós e para as futuras gerações.

            É preciso sonhar com tempos melhores e fazê-los acontecer.

      


        Mundo Sustentável
       Preserve sua vida
            Aluno: André Luiz Barbosa Rodrigues 8º ano


A vida é um bem que temos e que deve ser sempre conservada. Para fazer existir uma boa vida, precisamos ter vários cuidados com a saúde, a natureza, o amor, e outros. A natureza em nossas vidas é essencial, pois através dela, conseguimos os alimentos, a água, o ar que respiramos. Logo, sem natureza não há vida, já que ela é a fonte de todas as matérias primas.
O desenvolvimento, a industrialização e as tecnologias são também muito necessárias no mundo de hoje. Entretanto, junto com elas, vêm também a poluição, o desmatamento, enfim, o desgaste ecológico. Sendo assim, devemos sempre pensar numa forma de crescermos e evoluirmos pensando na natureza e em formas ecologicamente corretas, formas sustentáveis. Sabemos que essas medidas são mais caras, todavia se pensarmos no futuro, elas tornam-se ações simples capazes de salvar nossas vidas.
A cada simples medida que uma pessoa toma, pode tornar-se no futuro uma grande ação digna de fato heróico por salvar o meio-ambiente. Temos visto cenas assustadoras mostrando-nos que algumas pessoas destroem a natureza em benefício próprio, por terem garantias financeiras. O capitalismo irresponsável tem sido a fonte de tanta destruição.
Por isso, peço: “Faça sua parte”, porque são de simples medidas que o mundo precisa. Atitude e responsabilidade são capazes de mudar a vida de boa para melhor.


Vamos cuidar da vida! Nosso melhor presente!
Aluno: Raniel Hollanda Cavalcanti Mendes – 6º ano

Nos dias de hoje, o cuidar da vida tem sido de extrema dificuldade.
Vivemos em um mundo globalizado onde a ciência tem avançado e com esse avanço vemos ainda o crescimento da falta de preocupação com os semelhantes, desse jeito, com a vida.
Ao falarmos da nossa vida, lembramos que ela não gira apenas em torno de nós mesmos, mas é fundamental que cuidemos dela. Podemos pensar em cuidar dos nossos amigos e ter respeito com todas as pessoas, sem falar na preservação da natureza em todas suas formas. Exercícios físicos, fazer uma caminhada, jogar bola, por exemplo, ter uma boa alimentação e dormir bem contribuem para uma qualidade de vida melhor. Jamais poluir o nosso espaço. Isso é sinal de sucesso para o meio em que vivemos.
Devemos nos esforçar para que essas boas ações estejam presentes em nossas etapas de vida, porque sabemos que elas são necessárias para uma qualidade de vida melhor, e se não obedecermos esses “bons mandamentos” teremos prejuízo para nós mesmos e para o resto da humanidade.
Cuidamos bem de todos os presentes queridos recebidos, assim também deve ser com a nossa vida, já que ela é o nosso maior e melhor presente.



Urgente cuidar da vida
Aluno: Caio Cangussu - 9º ano

Vamos cuidar da vida? Vamos pelo menos torná-la mais prazerosa, agradável, feliz?!
Para falar a verdade acredito que o discurso repetitivo sobre o aquecimento global e outros fenômenos físicos já esteja “cansado”. Gostaria que fizéssemos algo diferente, que abalasse as pessoas e as despertasse para atitudes renovadoras como moradores conscientes deste belíssimo planeta azul. Podem ate pensar que falo por falar, mas sei que pensamentos e palavras se propagam e posso, certamente, contagiar e “mexer” com a sociedade que tenta se esconder da realidade, do que realmente acontece com esse mundo que nos oferece tudo do melhor e mais sagrado. Talvez eu também tente fugir, mas agora tenho a oportunidade de dizer o que eu penso.
Cuidar da vida é também zelar da sua mente e do corpo, para isso, também há técnicas e diferentemente da questão ambiental, tais técnicas funcionam. O yoga, as danças, os exercícios físicos bem orientados e realizados, operam milagres.
Fica pois minha mensagem de otimismo e o meu alerta: O tempo de mudança é hoje!
São infinitas, porém nossas as possibilidades de mudar. Que haja boas e eficazes idéias!




Reflexão e ação
Aluno: Breno Leonardo Rodrigues - 9º ano

Atualmente na sociedade em que vivemos muito é discutido sobre as questões que envolvem o futuro da vida humana, como por exemplo, o filme 2012 dirigido por Roland Emmerich.
É uma contínua busca pelo que pode vira acontecer, “não se vive de futuro nem de passado, vive-se do presente. Devemos nos preocupar com o momento, cuidando e fazendo dele único, como se fosse o ultimo das nossas vidas. Todas essas dicas sobre como cuidar das nossas vidas escritas em jornais, cartazes, folhetos e outdoors, por enquanto não estão sendo seguidas. Precisamos cuidar da base humana, da Terra, vivendo em completa harmonia. Só assim um resultado benéfico á vida será alcançado.
O mal a nós mesmos é como algo viciante; sabemos que será ruim, mas continuamos praticando. Como melhorar o planeta se a China possui 2%, 3% da poluição?Existem formas para conseguir, não é impossível, mas temos que começar agora a fazer o bem.



 Vamos cuidar da vida?!
Aluna: Eduarda Dias Freitas - 3° ano

         Vamos cuidar da vida, porque o mundo vai melhorar e hoje quem tem amor pela vida, me entende.
         Cuidar é preservar e cada vez mais podemos melhorar mas coisas como:
1° Temos que amar ao próximo e ajudá-lo.
2° temos que cuidar da natureza.
3° Não poluir os rios.
4° Cuidar da nossa saúde.
5° E principalmente lembrar do nosso passado, cuidar do nosso presente e pensar no futuro.
Nós precisamos cuidar e preservá-la cada vez mais.
Natureza é vida e quem ama cuida!!




Vamos cuidar da vida!
Aluno: Ivanderlei - 3° ano

Cuidar da vida é muito importante. A vida não tem conserto como carros e motos. A vida é única. A vida vale mais que ouro.
Cuido da minha vida a protegendo de cada muralha de pedras grandes ou pequenas, precisamos proteger nossa vida.
Desde pequeno venho protegendo a minha vida até hoje.
Faço o máximo para ajudar o meu corpo. Quando crescer quero ser jogador , mas minha mãe quer que eu seja um médico ou dentista, mas sempre discordo dela pois odeio sangue; mas como eu sempre digo que o destino que decide.
Como o meu pai queria ser jogador, mas hoje ele é comerciante.
Cuidar do meio ambiente é vida também. Temos que cuidar do meio ambiente e dos animais para isso temos que primeiramente cuidar de nós mesmos.
Cuide da vida!
Cuide do meio ambiente!
Cuide de cada planta e de cada animal!
Cuide de cada ser vivo do nosso planeta!