terça-feira, 7 de junho de 2011

TRABALHOS - 4º ano


4º ANO

MEIOS DE COMUNICAÇÃO



Os alunos do 4º ano, da professora Liziane, fizeram um belíssimo trabalho: "O rádio entrou na onda"
Simulando um programa de rádio o alunos deram um show de apresentação. 

A 1ª equipe apresentou a "MANHÃ SERTANEJA". O programa ao vivo teve propaganda 
de lojas, músicas, informações sobre as ondas do rádio e cartas de ouvinte.
PARABÉNS PEDRO AUGUSTO, PÁBULA, EVELYN E KAYRON 
PELA CRIATIVIDADE E DESEMPENHO! VOCÊS DERAM SHOW!!!
A 2ª equipe fez um programa de rádio chamado "A VOZ DO BRASIL", nele teve 
informações sobre a internet, músicas, propagandas e entrevistas. 
PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO E DESEMPENHO! VOCÊS BRILHARAM!
Equipe: ARTUR, CAMILA E LUCAS






O ouvintes curtiram as duas rádios.





FESTAS E COMEMORAÇOES - 2º ANO

Estudar sobre festas e comemorações é bem divertido! Você conhecerá as origens de algumas festas, as formas de comemoração e descobrirá como as pessoas que viveram no passado costumavam festejar algumas datas importantes para elas.
A turma do 2º ano, da professora Andreina fizeram uma exposição e degustação das comidas
típicas do São João. Vejam que delícia!



Estrutura dos Trabalhos Escolares seguindo as normas da ABNT

 
 Para você que está sempre fazendo trabalhos na Escola ou Faculdade, saiba que têm algumas regras importantes a serem seguidas. A ABNT, Associação Brasileira de Normas e Técnicas, criou as normas que devem ser usadas em todos os trabalhos acadêmicos. Seu objetivo é que os padrões sejam fixos e possa garantir qualidade ao texto, uniformização e amplo entendimento.

Com base nisto elaboramos algumas dicas passo a passo de como fazer os trabalhos.
 Vejam a seguinte seqüência:




1 – Capa (opcional): devendo ter o nome do aluno em cima, o tema do trabalho centralizado, na margem inferior o nome da instituição de ensino em que foi realizado e por último a cidade e o ano.



2 – Folha de  Rosto (obrigatório):  Folha de rosto deve ter as mesmas informações contidas na capa e outras essenciais da origem do trabalho.


Exemplos de informações essenciais sobre a origem do trabalho:
   Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Sistemas Digitais, do curso de Ciência da Computação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ministrada pelo prof. Dalto Pedroso.








3 - Dedicatória ou Agradecimentos (opcional) :  É recomendado mas não obrigatório, você poderá agradecer e/ou homenagear aqueles que te ajudaram com o seu projeto. 

4 – Sumario (obrigatório): Você vai enumerar as principais divisões na mesma ordem em que eles sucedem.







5 – Introdução (obrigatório): O tema é apresentado e esclarecido aos leitores as indicações de leitura do trabalho.


6 – Desenvolvimento (obrigatório): O corpo do trabalho é onde o tema é discutido pelo autor. 
         - As hipóteses a serem testadas devem ser claras e objetivas. 
         - Devem ser apresentados os objetivos do trabalho. 
         - A revisão de literatura deve resumir as obras já trabalhadas sobre o mesmo assunto. 
         - Deve-se mencionar a importância do trabalho, justificando sua imperiosa necessidade de se realizar tal empreendimento. 
         - Deve ser bem explicada toda a metodologia adotada para se chegar às conclusões.

7 – Conclusão (obrigatório): Iniciar em folha distinta apresentando um indicativo numérico, alinhado à esquerda.
         A conclusão é a parte onde o autor se coloca com liberdade científica, avaliando os resultados obtidos e propondo soluções e aplicações práticas.



8 – Referencias Bibliográficas (obrigatório): É o conjunto de indicações que possibilitam a identificação de documentos, publicações, no todo ou em parte. As obras são identificadas na seguinte ordem: Todas as fontes de informação (livro, revista, fita de vídeo, home-page, CD-ROM, etc) utilizadas na elaboração do trabalho devem ser arroladas alfabeticamente em uma lista, digitadas em espaço simples, margeadas à esquerda e separadas entre si por espaço duplo.


Ex.:
DINA, Antonio. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987. 132 p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IBICT. Bases de dados em Ciência e Tecnologia. Brasília, n. 1, 1996. CD-ROM.

9 – Anexos ou Apêndices (opcional):  Poderão fazer parte do item "Anexos", textos ou documentos não elaborados pelo autor, que venham contribuir para ilustrar, esclarecer ou fundamentar melhor o trabalho. São exemplos de anexos: leis, mapas, fotografias, plantas etc.

10 – Contra Capa (opcional): Serve para proteger a última folha do trabalho, é opcional e permanece em branco.







IMPORTANTE!


A apresentação escrita de um trabalho (trabalho escolar, resumo e relatório) deve ser realizada conforme
indicações abaixo:

a) tipo de papel – deve ser utilizado o papel branco, preferencialmente nas dimensões 297 x 210 mm (A4);
b) escrita – digitado com tinta preta e somente um lado da folha;
c) paginação – as folhas do trabalho devem ser contadas seqüencialmente desde o sumário, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da introdução. O número localiza-se a 2 cm da borda superior do papel, margeado à direita;
d) margem - superior e esquerda = 3 cm   e    inferior e direita = 2 cm;
e) espaçamento – todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas;
f) letra – tipo de letra Times New Roman ou Arial tamanho 12 e para citação direta usar fonte tamanho 10;
g) parágrafo – 2cm da margem esquerda;
h) numeração progressiva – para melhor organização e apresentação do trabalho, deve-se adotar a numeração progressiva das seções do texto. Os títulos das seções primárias (capítulos), por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta, com indicativo numérico alinhado à esquerda e separado por um espaço.

Exemplo de numeração progressiva de um trabalho escolar
1 SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA
1.1.1 SEÇÃO TERCIÁRIA

Fontes de Pesquisa:  
 www.bu.ufsc.br
www.portalsaofrancisco.com.br