sexta-feira, 11 de novembro de 2011


Professora responsável: ADEILZA


TEMA DA SEMANA:
AMIZADE

Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o  conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.

Amizade x coleguismo
Em sentido mais estrito, são chamados de amigos aquelas pessoas com quem se costuma realizar atividades recreativas, tais como esportes, jogos diversos, sair à noite; ou no contexto dos adolescentes, aqueles com os quais se dão melhor na escola.
Muitos apontam nisso uma confusão entre o conceito de amigo e o de colega, este sim um tipo de pessoa com o qual não há fortes laços de companheirismo, apenas interesses afins.

AMIZADE


Não preciso de modelos, não preciso de heróis. Eu tenho meus amigos. (Renato Russo)

Sentimento que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. A amizade é esse sentimento instintivo, com necessidade de proteger e ser protegido. Aqueles que são denominados melhores amigos, são as pessoas que tem maior afinidade entre si, mantendo uma relação de confiança e fidelidade.

Uma amizade verdadeira não se pode estender a muitos porque exige experiência, intimidade e confiança. Pois requer convivência e familiaridade e isso não é possível com muitos. Aristóteles fala: “Quem tem familiaridade com muitos não é amigo de ninguém!”. De forma que a amizade profunda é possível somente entre poucas pessoas.

A amizade de uma maneira geral faz o ser humano se tornar uma pessoa melhor, mais justa, mais honesta.