quarta-feira, 15 de maio de 2013


DICAS PARA TIRAR A FRALDA DO SEU FILHO

Dicas para tirar a fralda do seu filho
Entenda como você e a escola devem agir nesta importante fase
 ais e professores devem trabalhar juntos quando chega o momento do desfralde.
 Quando é hora de tirar a fralda? Qual a melhor maneira para fazer o desfralde? A escola deve ajudar? Essas são algumas dúvidas que surgem na cabeça dos pais quando a criança começa a crescer. Afinal, isso indica que ela já está dando os primeiros passos para ser mais independente. Parece pouco, mas o ato de tirar as fraldas faz com que os pequenos comecem a conhecer o próprio corpo, afinal, eles iniciam o processo do controle dos esfíncteres. Um enorme salto no desenvolvimento infantil. "É importante que os adultos transmitam sentimentos positivos à criança, como confiança, autoestima e segurança", indica a coordenadora da escola Be.Living, Denise Koga.
 Ajudar nesse processo pode parecer tarefa difícil, mas torna-se mais fácil se os pais transmitirem segurança e confiança aos pequenos! "Com tranquilidade, todos os envolvidos nessa transição podem colaborar de maneira bastante positiva e funcional", diz a psicopedagoga Anita de Cerqueira Cesar Ferreira, de São Paulo. O segredo é acreditar que eles são capazes e lembrar que todos nós também já passamos por isso.
 Os pais, em conjunto com a escola, precisam ter paciência para enfrentar esse processo que envolve, sim, algumas escapadas dos xixis e dos cocôs. Aliás, é extremamente comum que muitas destas escapadas ocorram em um único dia. Principalmente nos primeiros dias que a criança está sem a tão prática fralda descartável. "Separem muitas peças de roupas para as possíveis trocas, para que tudo ocorra de maneira natural...", recomenda Anita. "Não se esqueça que os pequenos estão passando por um período de grande desafio e se encararmos como um processo natural, o controle dos esfíncteres se transforma em uma grande conquista".
 Para tudo dar certo, é preciso que os pais trabalhem com os professores, pois cada um tem um papel bem específico nesta história. " Se possível, os professores devem relatar na agenda da criança como está o processo de desfralde na escola, para que ocorra essa troca de conhecimento com os pais", indica o psicólogo clinico Sebastião Souza, terapeuta familiar, de São Paulo.


Texto Lígia Menezes 
Fonte: Site Nova Escola
Última modificação em Quarta, 20 Junho 2012 19:51

TRABALHO DE ARTES DO 4º ANO

NO DIA 24 DE ABRIL,ORIENTADOS PELA 
PROFESSORA LIZIANE RIBEIRO,
 OS ALUNOS DO 4º ANO, APRESENTARAM 
ALGUNS RITMOS MUSICAIS. 
ELES CAPRICHARAM NOS FIGURINOS.

PARABÉNS TURMINHA!!!









CONVITE PARA AS MÃES