quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

UM LIVRO NA MÃO, MIL IDEIAS NA CABEÇA!



"...ler é adentrar outros mundos possíveis. É questionar a realidade para compreendê-la melhor, é distanciar-se do texto e assumir uma postura crítica frente ao que de fato se diz e ao que se quer dizer, é assumir a cidadania no mundo da cultura escrita".

Através da leitura é possível enriquecer o vocabulário, escrever melhor, desenvolver o senso crítico além de conhecer lugares e novas culturas sem precisar, se quer, sair do lugar.

A leitura "bem feita" é um exercício interior capaz de colocar em ação os sentimentos, a imaginação, a memória; é capaz de envolver o leitor em um mundo desconhecido e aproximá-lo daquilo que, com os olhos, não se pode ver.Infelizmente, o hábito da leitura ainda é algo distante da realidade de muitos, ela é vista como algo que exige sacrifício, o que na maioria das vezes, se dá em virtude da maneira com que a leitura foi apresentada à criança no início de sua vida escolar.

Assim, para muitos, produzir textos e interpretá-los acaba se tornando um desafio que não se tem certeza se será vencido.Enfatizo nesta reflexão a necessidade de aguçar e cultuar em nossos alunos o hábito da leitura. Para isso, é importante criar métodos inovadores que apresentem a leitura de maneira atraente e convidativa pois, além da leitura auxiliar no processo de desenvolvimento da criticidade, capacidade de interpretação, oralidade, argumentação, ela também proporciona momentos de prazer, afinal, quem lê viaja...