quinta-feira, 28 de agosto de 2014
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
ExpoARTE - NEP/2014
ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, CRIARAM TELA A PARTIR DO LIVRO TRABALHADO EM SALA DE AULA. PROJETO VOE ALTO.
PARABÉNS!!!
Feliz Dia do Estudante!
VOCÊ QUE BUSCA O CONHECIMENTO E QUE DÁ O MELHOR SEMPRE O NOSSO ABRAÇO CARINHOSO E FELIZ DIA DO ESTUDANTE!
sábado, 9 de agosto de 2014
FELIZ DIA DOS PAIS
HOMENAGEM A TODOS OS PAIS, "PÃES", VOVÔS, TIOS, PADRINHOS E PROFESSORES QUE FAZEM O PAPEL DE PAIS, DANDO CARINHO, ATENÇÃO E RESPEITO. FELIZ DIA DOS PAIS!
quinta-feira, 7 de agosto de 2014
terça-feira, 5 de agosto de 2014
PAES - 2014
Obras selecionadas:
1ª Etapa: (1º ANO)
• Filme Os Inconfidentes, direção de Joaquim Pedro de Andrade (Brasil/Itália, 1972, 100
minutos)
• Romanceiro da Inconfidência, Cecília Meireles (qualquer edição)
• Capitães de Areia, Jorge Amado (qualquer edição)
• Poema: “Infância”, Carlos Drummond de Andrade
• Música: “Meu Guri”, Chico Buarque de Holanda
Nessa etapa, as territorialidades expandem-se historicamente, contemplando as ansiedades ideológicas do período neoclássico brasileiro, além de permitirem refletir sobre o momento político atual. As obras que exploram a infância propiciam um olhar sobre as projeções da criança em espaços e tempos diferenciados, deslocando-se da ideia clichê da infância idílica e romantizada.
2ª Etapa: (2º ANO)
• Poemas: “Canção do exílio”, Gonçalves Dias; “Canção do exílio”, Murilo Mendes; “Nova
Canção do exílio”, Carlos Drummond de Andrade; “Canção do exílio facilitada”, José Paulo
Paes; “Lisboa Aventuras”, de José Paulo Paes; “Canção do Exílio”- Casimiro de Abreu;
“Jogos florais I e II”, Antônio Carlos de Brito (Cacaso)
• Música: “Sabiá”, de Antônio Carlos Jobim e Chico Buarque de Holanda
• Contos Escolhidos, Machado de Assis. Editora Martin Claret
• Casa de Pensão, Aluísio Azevedo (qualquer edição)
• Quarto de despejo, Carolina Maria de Jesus A segunda etapa, que privilegia as obras do Romantismo e do Realismo no Brasil, aponta para uma reflexão sobre os temas do exílio, nos vários diálogos encetados a partir da paradigmática
“Canção do exílio”, poema romântico de Gonçalves Dias. As comparações permitem evocar as significações que emergem dos lugares de afastamento, geográficos ou ideológicos, que representam as diásporas e os sujeitos em trânsito. Os romances Casa de Pensão e Quarto dedespejo, embora pertencentes a épocas distintas, evocam o lugar (pensão e favela) como
ponto de partida para a manifestação do sujeito à margem da sociedade, com suas especificidades. Os contos machadianos, por sua vez, perfuram a aparente fixidez dos espaços sociais, a partir de um olhar crítico e reflexivo.
Assinar:
Postagens (Atom)