sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
REVISTA DO 8º ANO
Os alunos do 8º ano criaram a revista "MÚSCULOS EM FOCO" a pedido da Professora Carol.
Confira o resultado!
terça-feira, 29 de novembro de 2011
sábado, 26 de novembro de 2011
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Professoras responsáveis: Cíntia e Sarah
TEMA DA SEMANA:
RESPONSABILIDADE
DEFINIÇAO DE RESPONSABILIDADE
Responsabilidade, s. f. 1. Qualidade de responsável. 2. No Direito: Obrigação geral de responder pelas conseqüências dos próprios atos ou pelas dos outros. (Dicionário Michaelis). Do francês responsabilité e sua etimologia latina respondere (re-spondio), sendo a palavra latina Sponsor (fiador) também usada no Inglês com o significado fiança, garantia (word reference dictionary). O termo aparece em discussões sobre determinismo e livre-arbítrio, pois muitos defendem que se não há livre-arbítrio não pode haver responsabilidade individual pois as ações pelas quais o individuo seria responsabilizado não foram praticadas de livre e espontânea vontade, e consequentemente, também podem ser uma pessoa muito errada: um aluno,um professor e um cidadão não pode haver nem castigo nem punição justa para atos julgados irresponsáveis.
Os motivos das ações de um indivíduo responsável devem fazer sentido e este deve fazer conhecer suas opiniões sem causar transtorno, ao resto da comunidade.
Ser responsável é a obrigação de qualquer cidadão para uma vida saudável em sociedade.
"A cada novo minuto você tem a liberdade e a responsabilidade de escolher para onde quer seguir mas é bom lembrar que tudo na vida tem seu preço."
POEMAS SOBRE RESPONSABILIDADE
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
RESPONSABILIDADE
Eu sou responsável pelo meu próximo à medida que o amo, mas a felicidade ou infelicidade dele não depende de mim. O que quero dizer é que somos indivíduos e, como tal, somos sempre os responsáveis pelas nossas próprias escolhas.
Costumamos culpar outros quando nos sentimos infelizes ou quando fracassamos em algo.
Li algo nessa semana que me fez refletir:
"Quando formos culpar os outros pelos nossos fracassos, devemos tentar também dar a eles o mérito das nossas vitórias."
Muitas vezes dizemos que as pessoas nos decepcionam e elas não estão nem aí. E sabem por quê? Porque elas não tinham a mínima idéia do que esperávamos delas. Nesse caso, elas não nos decepcionaram, somos nós que nos sentimos decepcionados, o que é bem diferente.
Talvez mudando essa visão das coisas e da vida, mudaremos também o número de pessoas que vivem nos decepcionando. Isso deve abrir nossos olhos para que nos vejamos e para que vejamos o outro de uma outra maneira.
A nossa responsabilidade em relação às pessoas que amamos vai até o limite de dar a elas o melhor de nós mesmos, dentro do nosso possível. A maneira como elas recebem o que oferecemos já não é nossa responsabilidade. Se as deixamos plenas ou vazias vai depender da maneira em como estão prontas para receber. E isso é muito individual.
E foi isso que aprendi hoje:
Sou responsável por mim mesma, pela minha felicidade e pela minha infelicidade. Escolho eu mesma meus caminhos. Meu próximo é uma parte desse caminho, mas depende de mim em como interpretar aquilo que recebo dele.
E querem saber de uma coisa?
Decidi que quero e que vou ser feliz!
LETÍCIA THOMPSON
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Lengua Española
"El Chavo del 8" en las clases de español
O Chaves do 8 nas aulas de espanhol
A todos los alumnos del NEP, miram los vídeos de abajo para la execución de los trabajos de la disciplina lengua española.
!Buen divertimiento y trabajo a todos!
A todos os alunos do NEP, Olhem os vídeos abaixo para a execução dos tabalhos da disciplina língua espanhola.
Boa diversão e trabalho a todos!
Grande abraço!
Viviane
1 º vídeo:
Referente ao texto trabalhado em sala de aula;
2º,3ºe 4º vídeos:
Três capítulos do mesmo episódio
"Un bebé en la vecindad"
http://www.youtube.com/watch?v=rVsiYNe0E5s&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=pD8LkmaxfcI&feature=mfu_in_order&list=UL
http://www.youtube.com/watch?v=r4Zz2WykAn4&feature=mfu_in_order&list=UL
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Professora responsável: ADEILZA
TEMA DA SEMANA:
AMIZADE
Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
Amizade x coleguismo
Em sentido mais estrito, são chamados de amigos aquelas pessoas com quem se costuma realizar atividades recreativas, tais como esportes, jogos diversos, sair à noite; ou no contexto dos adolescentes, aqueles com os quais se dão melhor na escola.
Muitos apontam nisso uma confusão entre o conceito de amigo e o de colega, este sim um tipo de pessoa com o qual não há fortes laços de companheirismo, apenas interesses afins.
Não preciso de modelos, não preciso de heróis. Eu tenho meus amigos. (Renato Russo)
Sentimento que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. A amizade é esse sentimento instintivo, com necessidade de proteger e ser protegido. Aqueles que são denominados melhores amigos, são as pessoas que tem maior afinidade entre si, mantendo uma relação de confiança e fidelidade.
Uma amizade verdadeira não se pode estender a muitos porque exige experiência, intimidade e confiança. Pois requer convivência e familiaridade e isso não é possível com muitos. Aristóteles fala: “Quem tem familiaridade com muitos não é amigo de ninguém!”. De forma que a amizade profunda é possível somente entre poucas pessoas.
A amizade de uma maneira geral faz o ser humano se tornar uma pessoa melhor, mais justa, mais honesta.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
TARSILA DO AMARAL - Maternal e Nível I
Prof.: Arlene e Eurides
PABLO PICASSO - Pré-escolar
Prof.: Cláudia
Uma ideia é um ponto de partida e nada mais. Logo que se começa a elaborá-la, é transformada pelo pensamento.
Pablo PicassoPAUL KLEE - 1º ano
Prof.: Graça
MONET - 2º ano
Prof.: Jussilene
" Todos discutem minha arte e fingem compreender, como se fosse necessário compreendê-la, quando é simplesmente necesssário amar.
Monet
CÂNDIDO PORTINARI - 3º ano
Prof.: Eunice
"O alvo da minha pintura é o sentimento. Para mim, a técnica é meramente um meio. Porém um meio indispensável.
Portinari
VAN GOGH - 4º ano
Prof.: Liziane
Grandes coisas não se fazem por impulso, mas pela junção de uma série de pequenas coisas.
Vincent van GoghWALDEMAR DE ANDRADE - 5º ANO
Prof.: Selma
"O cantar do irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos os seres da natureza.
Walde-Mar de Andrade e Silva.
OBRIGADA PELA PRESENÇA DE TODOS!!!
VOCÊS ENRIQUECEM E VALORIZAM O NOSSO TRABALHO.
UM GRANDE ABRAÇO
A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são.
Fernando Pessoa
Assinar:
Postagens (Atom)